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Termina hoje prazo de consulta pública para apresentação de estudos sobre o BRT Cuiabá-Várzea Grande

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Redação Só Notícias

Hoje é o último dia para poder participar da consulta pública que está sendo feita pela secretaria estadual de infraestrutura para apresentação de estudos e modelagens técnica e econômico-financeira que subsidiaram a escolha pela implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), movido à eletricidade, em Cuiabá e Várzea Grande.  A audiência pública será realizada de maneira virtual no dia 7 do próximo mês, às 10 horas, por das plataformas digitais do governo de Mato Grosso, em razão das medidas impostas pela pandemia do Coronavírus.

A consulta pública está aberta desde o dia 16 de abril, oportunidade em que os interessados puderam analisar e avaliar todos os estudos e documentos que levaram à conclusão de maior viabilidade do BRT como solução de mobilidade urbana na região metropolitana da Capital.

Neste último dia, os interessados ainda podem formular questionamentos com eventuais dúvidas a respeito dos estudos apresentados, bem como dar suas contribuições através do e-mail da Sinfra, Todos os e-mails recebidos são devidamente respondidos e as respostas publicadas no espaço da consulta pública.

Os estudos foram elaborados pelo governo de Mato Grosso e pelo grupo de trabalho criado em conjunto com a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana e a Caixa Econômica Federal.  Os documentos podem ser acessados e também estão disponíveis para download. Eles vão subsidiar a audiência pública a ser realizada pelo Governo de Mato Grosso, a fim de dar maior transparência e clareza em relação à escolha pelo BRT.

O link de acesso para os participantes do evento que desejarem fazer o uso da palavra será disponibilizado durante a transmissão ao vivo e o espaço estará completamente aberto ao debate. Podem participar todos os interessados em discutir os estudos e documentos disponibilizados durante a consulta pública.

De acordo com os estudos apresentados, a solução por BRT apresenta o menor custo e menor tempo de implantação quando comparado a outros modais. Os investimentos estimados são da ordem de R$ 460 milhões, com a aquisição da frota de ônibus elétrico. As obras devem durar até 24 meses.

Para a implantação do BRT, o Governo do Estado se responsabilizará pela realização das seguintes obras de infraestrutura: corredor segregado, paradas, estações e terminais, tratamento das calçadas, Parque Linear da Av. Rubens de Mendonça, Centro de Controle Operacional, Garagem Operacional do BRT com subestação de recarga elétrica dos ônibus, sistema de monitoramento e segurança da frota e usuários, sistema de comunicação com os usuários e também pela aquisição dos ônibus movidos à eletricidade.

Os estudos apontam ainda que o BRT terá uma tarifa mais acessível quando comparado ao sistema VLT. Ou seja, mensalmente o VLT demandaria um custo adicional que poderia vir a ser custeado pelos usuários por meio da tarifa ou por meio do aumento dos subsídios públicos.

Além disso, ainda segundo os estudos, o BRT proporcionará maior flexibilidade de operação junto aos ônibus do sistema alimentador dos municípios, permitindo reduzir o número de integrações para os usuários quando comparado à modelagem da rede com o sistema VLT, dada a possibilidade de uso compartilhado no corredor segregado.

Outro destaque favorável à solução por ônibus, conforme identificado nos estudos, está na possibilidade de extensão dos corredores estruturais de transporte coletivo para bairros populosos e mais distantes da área central a um custo menor do que a solução ferroviária com o VLT.

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