O tenente da Polícia Militar, Dennis Marcelo de Souza Coutinho, será julgado hoje pela morte do adolescente Nilson Preto da Silva, 14, ocorrida durante uma ação desastrada da PM no dia 30 de março de 2001, em Rondonópolis. O homicídio foi filmado pela TV Record, que acompanhava a ronda. O Tribunal do Júri está marcado para 8h, no Fórum da cidade. O advogado Paulo Fabrinny acredita que a sessão será adiada mais uma vez, a exemplo do que tem ocorrido nos últimos 10 anos.
Conforme o defensor, o MP juntou novos documentos ao processo, o que deveria ser feito com 3 meses de antecedência do julgamento. Fabrinny afirma que foi notificado recentemente da juntada e por isso pode pedir que nova data seja marcada. O advogado diz ainda que as testemunhas de defesa não foram intimadas.
Se ocorrer, está será a segunda vez que Dennis senta no banco dos réus pela morte do jovem. Em 2005, o tenente foi absolvido da acusação de homicídio doloso e teve condenação de 1 ano e 9 meses pelo crime de homicídio culposo. O MP recorreu.
Entenda o caso – Nilson e o colega Ronilson Oliveira Ferreira estavam na frente da casa da namorada, quando foram abordados pela PM, que atendia uma ocorrência de roubo. Nilson correu e foi perseguido por Dennis, que ao tentar abordá-lo disparou contra o próprio braço e feriu a vítima. Mesmo atingido, Nilson tentou correr e foi alvejado na cabeça pelo soldado Evandro César Rodrigues. Mesmo com a presença de jornalistas, os PMs tentaram acusar a vítima. O soldado Evandro foi condenado a 14 anos e 8 meses de prisão em 2004 e somente em dezembro do ano passado foi expulso da PM.