Uma frente fria polar que avança do sul do país em direção ao Norte deve derrubar as temperaturas em Mato Grosso a partir de amanhã. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o contraste térmico do ar polar com o ar quente da região formará nuvens carregadas, e há previsão de chuva desde cedo, até com risco de temporais em Cuiabá e região Sul do Estado.
Na capital mato-grossense, foi registrado recorde histórico de calor no último dia 7, com os termômetros marcando 38,9º, maior temperatura em abril desde 1912. Amanhã, conforme o instituto, os termômetros marcarão 14 graus, no mínimo, e 18 graus, no máximo. Em Sinop, as temperaturas podem variar entre 19 e 25 graus, com possibilidade de ventos moderados e chuviscos.
Sorriso também poderá registrar máxima de 25º, no entanto, os termômetros podem marcar até 17º graus no período mais frio do dia. Em Lucas do Rio Verde, a temperatura varia entre 16º e 22º. Em Nova Mutum, assim como em Cuiabá, a variação ficará entre 14º e 18º, temperatura máxima que deve ser registrada também em Rondonópolis. Na cidade do Sul do Estado, por outro lado, os termômetros não devem apontar uma temperatura menor que 15º.
Os efeitos da frente fria devem ser menos sentidos na região Norte do Estado. Em Alta Floresta, os termômetros podem chegar a 23º, na temperatura mínima, e 28º, na máxima. Em Colíder, a máxima será de 26º e a mínima de 20º. Matupá poderá registrar variação entre 23º e 27º. Em Guarantã, a tendência é de mínima de 24º e máxima de 28º.
O Inmet prevê ainda que, nos próximos dias, Mato Grosso poderá ter recorde de frio para este ano.