De acordo com aviso meteorológico Especial emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro de Análise e Previsão do Tempo (Capre), as temperaturas em algumas regiões de Mato Grosso deverão cair como no Sul, Oeste e Médio-Norte. Em Lucas do Rio Verde, os termômetros indicaram temperatura abaixo dos 20ºC. Para quem for a Expolucas, hoje é a abertura oficial da feira, será necessário utilizar um agasalho.
Ainda segundo o aviso, amanhã, as temperaturas mínimas declinarão de forma mais significativa no Centro-Sul e Oeste de Mato Grosso e sexta-feira (5), as temperaturas continuarão baixas no Sul do Estado. Já as condições climáticas indicam que os valores de umidade relativa do ar estará baixa em áreas isoladas no Sudeste de Mato Grosso. Segundo a Defesa Civil, os municípios com menor percentual de Umidade Relativa do Ar em Mato Grosso, ontem, foram Querência (24%), Apiacás (25%), Gaúcha do Norte (26%), Carlinda (27%) e Água Boa (28%).
Os problemas decorrentes de baixa umidade do ar são as complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas. De acordo com a Tabela de Referência e Recomendações o ideal é que a umidade relativa fique entre 30% e 60%.
CUIDADOS – Conforme as recomendações da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC): Fase I (30% a 20%) – Atenção: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15 horas; umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.; consumir água à vontade; observar o nível dos reservatórios e mananciais de abastecimento.
(Atualizada às 18h34)