Órgão de Defesa do Consumidor (Procon) de Sinop atendeu 5.380 pessoas no ano passado. Desse total, 552 (10,30%) das reclamações estão relacionadas com telefonia celular, que lidera ranking dos assuntos mais demandados. De acordo com dados da Sistema Nacional do Consumidor, os principias problemas apontados são cobranças indevidas, valor, reajuste, contrato, orçamento, vício de qualidade, alteração unilateral e desbloqueio de aparelho.
Ainda de acordo com o Sindec, na sequência aparece no ranking dos assuntos mais demandados a energia elétrica com 344 registros (6,42%). Os problemas estão relacionados com cobrança indevida, abusiva, valor, reajuste, vício de qualidade, recusa injustificada em prestar serviço e não fornecido.
Na terceira posição ficou os serviços de água e esgoto com 339 atendimentos (6,32%). Os principais problemas citados são com cobranças indevidas, abusiva, valor, reajuste, contrato, recusa injustificada em prestar serviço, dano material e pessoal decorrente do serviço.
No ano passado, os assuntos financeiros tiveram 2.030 atendimentos (37,87%). Na área de produtos ocorreram 931 registros (19,19%). Telecomunicações fechou com 931 atendimentos (17,37%). O setor de serviços essenciais obteve 753 registros (14,03%). Seguindo por serviços privados 381 (7,11%), saúde 141 (2,63%), habitação 90 (1,68%) e alimentos com 7 (0,13%).
Em Sinop, os homens são os que mais procuraram o Procon para pedir providências representando 51,15% do total de atendimentos feitos. A faixa etária de idade varia dos 30 aos 50 anos.