Os servidores das unidades do Órgão de Defesa do Consumidor em Mato Grosso (Procon) registram, de janeiro até agora, 38,582 atendimentos. Desse total, 93,64% foram de reclamações e denúncias feitas por clientes insatisfeitos. O setor de telecomunicações lidera o ranking com 28,23%. Na sequência, aparecem os assuntos financeiros (27,99%), serviços essenciais (22,6), produtos (11.16%), serviços privados (7,34%), saúde (1,32%), alimentos (0,7%) e habitação (0,66%).
Só Notícias constatou ainda através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, que a telefonia celular está entre os assuntos mais demandados com 7.210 denúncias e reclamações com cobrança indevida, abusiva, valor, reajuste, contrato, cancelamento de serviço, demora no atendimento, não envio do comprovante e vício de qualidade.
A energia elétrica está em segundo, com 5.648 clientes insatisfeitos com recusa injustificada em prestar serviço, dano material, pessoal decorrente do serviço e vício de qualidade.
O terceiro assunto mais demandado é a prestação de serviços de água e esgoto. 2.789 consumidores procuraram o Procon para reclamar da cobrança indevida, abusiva, valor, reajuste, contrato, orçamento, recusa injustificada em prestar serviço, não fornecido, vício de qualidade mal-executado, inadequado e impróprio.
Ainda de acordo com a Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, 50,33% das reclamações foram feitas por homens com idades de 41 a 50 anos.