Técnicos ambientais que prestam serviços a pequenos produtores no interior do Estado começam a receber o treinamento para operar o Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural – MT Legal, desde ontem. A capacitação prepara os profissionais para a habilitação do Cadastramento Ambiental Rural (CAR), por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental de Mato Grosso (Simlam).
O Simlam dispõe de um extenso banco que inclui imagens e mapa atualizados de todo o Mato Grosso, que atualiza e informa o profissional. Todos os técnicos já têm acesso ao sistema e ao participar da capacitação eles adquirem a senha para a operação do MT Legal. A capacitação teve início em dezembro de 2009 na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Agora, o Governo do Estado começa a treinar na base os técnicos que atendem as pequenas propriedades, que não puderam participar da etapa em Cuiabá.
Pelo menos 1.500 engenheiros florestais e agrônomos já participaram do treinamento. A meta é capacitar mais de dois mil responsáveis técnicos em todo o Estado. A capacitação nos municípios do interior é realizada por meio de uma parceria entre o MT Legal, Sema e MT Regional, conforme o secretário-extraordinário de Políticas Ambientais e Fundiárias de Mato Grosso, Vicente Falcão.
O secretário do MT Legal está em Colíder hoje para acompanhar os trabalhos nos muncípios. O treinamento é realizado por dois técnicos da Sema. A capacitação, que teve início ontem, é voltada aos profissionais que atendem propriedades nos municípios que integram o Consórcio ‘Portal da Amazônia".
Na quinta e sexta-feira, o treinamento será em Alta Floresta para atender municípios do Consórcio ‘Vale do Teles Pires". A capacitação prossegue até a primeira quinzena de junho. Nos próximos dias 18 e 19 o curso será promovido em Canarana para os municípios do Consórcio ‘Médio Araguaia"; 24 e 25 em Confresa para os do Consórcio ‘Norte Araguaia"; e 15 e 16 de junho em Juara para Consórcio ‘Vale do Arinos".