PUBLICIDADE

Técnicas de combate a fraudes em licitação são dadas para servidores do Ministério Público de Contas

PUBLICIDADE

Análises de processos, consultas a sistemas eletrônicos, cruzamentos de dados e confirmações externas. Estas são as principais técnicas utilizadas pelos órgãos de controle para combater fraudes em procedimentos licitatórios e que foram compartilhadas com servidores e analistas do Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC-MT).

Conforme explicou o auditor da Controladoria Geral da União e facilitador, Kleberson Souza, o principal objetivo da qualificação é fortalecer a rede de controle para coibir atos corruptos. “A regra das instituições públicas é auditar e identificamos problemas nestes procedimentos cotidianamente. A ideia agora é compartilhar técnicas de investigação e obter resultados efetivos no combate à corrupção, fortalecendo a atuação em prol da defesa do patrimônio público”, pontuou.

Dentre as técnicas, o auditor destacou, ainda, o check-list das auditorias e a importância dos analistas consultarem bancos de dados de outras instituições para apurar as informações e detectar impropriedades nos procedimentos. “Na CGU nós mapeamos diversas tipologias de fraudes, tanto em atos da administração, quanto em condutas de agentes econômicos, cartéis. Nós desenvolvemos algumas técnicas em relação a cada grupo que são aplicadas em auditorias, então despertamos essa atenção dos agentes sobre o que de fato acontece de errado, quais pontos precisam de cuidado redobrado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE