PUBLICIDADE

TCE promove oficina sobre Lei de Acesso à Informação em MT

PUBLICIDADE

As oficinas do Tribunal de Contas de Mato Grosso em Barra do Bugres pelo Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) contaram com 120 participantes, esta manhã. A abertura foi realizada pelo conselheiro Antonio Joaquim que destacou a importância da participação dos conselhos para o exercício da cidadania. "Os conselhos são entidades que devem representar as demandas populares, esse evento é um modo de mostrar ao cidadão a importância de participar da gestão pública e para isso é preciso que ele tenha acesso à informação, pois o Brasil está mudando e isso não tem volta", afirmou.

Ao todo foram 16 Conselhos Municipais representados que levaram suas demandas para a oficina coordenada pela secretária de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo que tratou dos Conselhos como instrumentos de controle social e participação democrática. A segunda oficina, "Incentivo ao Acesso à Informação", foi ministrada pela secretária executiva da Ouvidoria Geral do TCE, Naíse Godoy de Campos Silva Freire.

Os gestores públicos têm até o final de 2013 para se adequarem à Lei de Acesso à Informação. A secretária falou sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência. O Tribunal de Contas oferece ainda software e todo aporte técnico para todos os órgãos que tiverem interesse em utilizar a tecnologia desenvolvida pelo TCE para implementar o SIC e o Portal Transparência.

As oficinas em Barra do Bugres já foram realizadas em outros 19 municípios. Assim, completam os 20 municípios mato-grossenses que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e pela primeira vez estão desenvolvendo o Planejamento Estratégico. O PDI tem o objetivo de transferir práticas de gestão e tecnologia aos municípios de Mato Grosso. O termo de adesão ao PDI foi assinado primeiramente pelos prefeitos de oito municípios no dia 25 de junho de 2012. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra.

Nesta etapa, as ações foram voltadas aos outros doze municípios que estão envolvidos nas atividades do PDI, que são: Alta Floresta; Guarantã do Norte; Primavera do Leste; Campo Verde; Campo Novo do Parecis; Barra do Bugres; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Juína; Juara; Pontes e Lacerda e Poconé. Já receberam a oficina os municípios de Alta Floresta, Guarantã do Norte, Primavera do Leste, Campo Verde e Campo Novo do Parecis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE