O Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público Estadual vão ampliar ainda mais a parceria. Esta manhã, promotores de todo estado que participam do Encontro Estadual de Promotorias da Cidadania, que acontece no auditório do da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) em Cuiabá, puderam conhecer mais profundamente as estruturas organizacionais, produtos e serviços da Corte de Contas.
O conselheiro substituto Ronaldo Ribeiro e os secretários Bruno Anselmo Bandeira (Secretaria Geral de Controle Externo) e Volmar Bucco Junio (Secretário-adjunto de Desenvolvimento do Controle Externo) participaram de uma mesa redonda em que explicaram aos promotores como o TCE-MT funciona.
Em sua palestra, o conselheiro substituto Ronaldo Ribeiro falou sobre a estrutura organizacional do TCE-MT, Bruno Bandeira expôs o novo modelo de fiscalização da Corte de Contas e Volmar Bucco explicou como funcionam os canais de informações disponibilizados pelo tribunal tanto para acesso dos cidadãos quanto por instituições interessadas no acompanhamento de contas públicas dos órgãos fiscalizados.
Para o promotor Roberto Aparecido Turim, que coordenou a mesa redonda, a participação dos representantes do TCE-MT no encontro promovido pelo MPE é uma oportunidade para o estreitamento das relações entre as duas instituições, além de permitir o estabelecimento de canais mais eficientes de troca de informações. “Há uma ligação estreita nas atribuições do TCE e do MPE no que diz respeito a fiscalização dos gastos públicos, por exemplo. Estamos buscando aprimorar nossa parceria, uma instituição pode aproveitar melhor o trabalho da outra, reduzindo tempo e esforço em levantamento de informações, perícias, auditorias e melhorando a eficiência de ambos”, argumentou o representante do MPE.
Segundo o conselheiro Ronaldo Ribeiro, a participação do TCE é mais um passo na reestruturação do Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições, renovado no ano passado. “Estamos aqui com o objetivo de estreitarmos relações com o MPE mostrando aos promotores como trabalhamos, como funciona a Corte de Contas, os canais e produtos que dispomos e disponibilizamos. Precisamos somar esforços para aprimorarmos o trabalho de controle externo nas duas instituições, tornando-o mais preventivo e mais ágil”, disse.
A nova proposta de Termo de Cooperação Técnica entre o TCE e o MPE deve estar pronto para ser homologado pelo colegiado da Corte de Contas até o próximo dia 24.