O governador Pedro Taques ressaltou o empenho da administração para transformar o sistema socioeducativo de Mato Grosso. Durante a audiência pública, realizada hoje pelo Tribunal de Justiça para discutir o tema, o governador agradeceu o empenho do Poder Judiciário para ajudar a superar as dificuldades do sistema. Taques parabenizou o presidente do TJ, desembargador Paulo da Cunha, pelo comprometimento em repassar R$ 20 milhões para que o governo possa investir na construção de seis centros socioeducativos.
Segundo Taques, em Mato Grosso existiam apenas seis centros socioeducativos para atender menores em situação de conflito com a lei. “Nossa administração inaugurou o sétimo em Lucas do Rio Verde, naquela oportunidade o presidente do Tribunal de Justiça se comprometeu em nos ajudar a melhorar esses números”.
Taques destaca que cobra insistentemente do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, que tire, efetivamente, as unidades do papel. O governador acredita que as licitações e as construções sejam iniciadas ainda neste ano pelo Estado. “Pessoalmente e como governador eu quero agradecer o empenho do Poder Judiciário neste momento de dificuldade que o Estado passa”, destacou.
Paulo da Cunha, disse que a ideia de repassar os R$ 20 milhões ao Estado nasceu por entender que o Judiciário também deve participar desse momento de transformação de Mato Grosso. Afirmou que diversas críticas vieram, porém, destacou que a humildade foi maior e que tudo foi superado diante dos reconhecimentos que a iniciativa recebeu. Segundo ele, até mesmo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reconheceu a importância da ação, que é inédita no país.
Paulo da Cunha destacou também que os recursos serão devolvidos pelo Executivo Estadual em tempo oportuno, ou seja, o Tribunal de Justiça não vai perder com a iniciativa, mas sim contribuir na superação deste momento de dificuldade.