PUBLICIDADE

Taques garante aumento do efetivo e equipamentos na troca de comando da PM

PUBLICIDADE

Com a garantia de aumento do efetivo e condições de trabalho, o governador Pedro Taques (PDT) empossou o coronel Zaqueu Barbosa no comando-geral da Polícia Militar de Mato Grosso em substituição ao coronel Nerci Adriano Denardi. “Tenho a responsabilidade de fazer com que a Polícia Militar tenha condições de proteger os cidadãos brasileiros que aqui residem”, frisou Taques. A solenidade foi realizada, ontem à noite, no Comando Geral da PM, em Cuiabá.

Nascido em Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger, Zaqueu conta com a experiência de 22 anos na Polícia Militar. Já comandou a extinta Companhia Independente de Operações Especiais, hoje Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e o Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco). “Considero uma honra dar posse a um filho de tropeiros, nascido em Mimoso, no Comando Geral da Polícia Militar”, destacou Taques. O governador iniciou o discurso cumprimentando o pai de Zaqueu, emocionado com a posse do filho.

Durante o discurso, Taques disse que a Polícia Militar precisa de, no mínimo, mais cinco mil integrantes e condições dignas de trabalho. “Policiais Militares dão vidas para salvar vidas. Precisam sentir orgulho disso ao vestir a farda pela manhã. Devemos a nossa vida a eles”. O governador garantiu mais investimentos em segurança. Segundo ele, mais da metade dos coletes salva vidas do Estado estão vencidos. “Falei para o secretário de Estado de Fazenda não economizar neste setor. As polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros são prioridade. Isso significa mais efetivo e equipamentos. O Estado tem o dever de proteger o cidadão”.

Ao frisar a importância de valorização do policial militar, Taques disse que nunca pediu a um dos policiais de sua segurança pessoal para fazer um trabalho que não fosse atribuição deles. “Tenho escolta policial desde 2001 e nunca pedi para um policial militar ir a um banco pagar uma conta. Quero dizer aos policiais militares da academia: nós daremos condições de trabalho para vocês exercerem suas funções”.

Emocionado na despedida, Denardi elogiou a escolha do governador para o comando-geral. “O Zaqueu é um excelente policial. Trabalha com disciplina e ética. Fomos colegas de turma, é um grande amigo. Tenho certeza de que fará um excelente trabalho”.

Zaqueu assegurou a valorização dos policiais militares. “Temos a grande responsabilidade de comandar estes abnegados policiais que muitas vezes prestam serviço em número reduzido nos rincões de Mato Grosso. Em muitas cidades só há dois policiais e eles dão a vida pelo serviço. A estes policiais vou me dedicar 24 horas por dias”. O novo comandante-geral também tem a missão de reduzir os índices de criminalidade. “Estamos nos desdobrando para fazer este enfrentamento”. Ele destacou que segurança pública não se faz apenas com policiamento. “Se faz com saúde pública, educação, enfim, temos que trabalhar em conjunto com as demais secretarias”.

A solenidade de troca de comando foi marcada por apresentações dos integrantes do Comando Regional I, formandos da Academia Costa Verde, Bope, Gefron, Polícia Ambiental, cavalaria e pelo sobrevoo do helicóptero da corporação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025

O governo de Mato Grosso divulgou, hoje, a relação...

Prefeitura confirma Us Agroboy no réveillon de Alta Floresta

A prefeitura divulgou, hoje, a programação do réveillon na...

Sorriso: condutora é socorrida após bater carro em poste

Um Fiat Uno colidiu contra um poste no canteiro...
PUBLICIDADE