O Parque de Exposições Reinaldo Tirloni, em Tapurah, está pronto para receber a comunidade na 1ª Festa do Leitão no Rolete, nesta quinta-feira (1º de maio). A organização espera que o evento seja visitado por quatro mil pessoas para saborear cerca de 150 leitões. A festa pretende se tornar um marco do município que fez da suinocultura em larga escala e seus subprodutos uma marca reconhecida muito além de Mato Grosso.
Preocupado em impulsionar o desenvolvimento do município e divulgar seus potenciais, o prefeito Luiz Umberto Eickhoff destaca que o grau de qualidade observado em todos os estágios da produção, inclusive com o aproveitamento dos dejetos dos animais, fez da suinocultura um dos principais pilares da economia local.
A movimentação no local começará cedo, quando as empresas que reservaram quiosques na área do CTG terão permissão, até às 8h30, para finalizar a organização de seus espaços. Depois disso, nenhum veículo particular, mesmo que credenciado, poderá circular fora das áreas reservadas para estacionamento. Boa parte do público deve chegar por volta das 9h30 para participar da missa que será celebrada nas imediações do CTG.
De acordo com o presidente da festa, Iraldo Ebertz, 130 leitões inteiros tinham sido vendidos, pelo valor de R$ 600, diretamente para empresas, indústrias e proprietários de fazendas da região. O ingresso avulso, destinado para as pessoas que almoçarão no restaurante montado no CTG, está sendo comercializado a R$ 15. “Organizamos um evento para divulgar uma das potencialidades do município e, ao mesmo tempo, comemorar a data dedicada a todos os trabalhadores”.
Ônibus estarão à disposição tanto para levar pessoas da zona urbana como das comunidades rurais ao local. O primeiro veículo da linha da cidade sairá às 9h, da escola Vinicius de Moraes, passando pelo ginásio poliesportivo antes de dirigir-se ao local da festa. Outro ônibus fará o mesmo percurso às 11h.