sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Tangará sai na frente e é a 1ª com coleta seletiva em toda a cidade

PUBLICIDADE

Tangará da Serra, na região Sudoeste do Estado, será a primeira cidade do Estado a atender todos os bairros com o serviço de coleta seletiva de lixo. O trabalho será desenvolvido por meio de uma parceria com a Coopertan – Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra, criada em 2005 e que reúne hoje 28 trabalhadores da coleta seletiva de materiais reaproveitáveis, para fins de geração de trabalho e renda e preservação do meio ambiente.

Segundo o diretor regional da Sema, Alvino de Oliveira Filho, esse trabalho vem sendo acompanhado de perto pela unidade regional da secretaria. "Desde a criação da cooperativa temos incentivado e acompanhado o esforço do município na implementação da coleta seletiva, triagem e destinação final desse material. Um trabalho que cresceu bastante no município e hoje além da reciclagem de vidros, garrafas pets e outros materiais já se preocupa também com pneus".

 Além dos trabalhadores da coleta seletiva de materiais reaproveitáveis, paarticipam da Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangara da Serra-MT representantes da Prefeitura, o Banco do Brasil, Unemat e da Sociedade La Comuna.

Em 2008, a prefeitura municipal, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), disponibilizou para os participantes da cooperativa um barracão, a fim de proporcionar melhores condições de trabalho. O local está localizado na saída para Deciolândia, próximo as chácaras ecológicas.

"A contratação da Coopertan pelo município através do Samae, foi mais um importante passo dado pela Prefeitura, possibilitando recentemente a aquisição de um caminhão, que custou 60 mil reais aos cooperados e que vai viabilizar a coleta seletiva para 100% das residências na área urbana da cidade", explicou o prefeito em exercício, José Jaconias da Silva.

De acordo com o diretor do Samae, Jefferson Luis Lima da Silva, Tangará será a primeira cidade do Estado a atender todos os bairros com esse trabalho. "O meio ambiente é prioridade no município, por isso trabalhamos muito para a implantação deste projeto".

O contrato que a Prefeitura Municipal tem com a Coopertan passou de R$ 3.500,00 reais para R$ 19.500,00 reais mensal graças a lei federal 11.445/2007, a lei do saneamento básico, que possibilitou legalmente a contratação da cooperativa.

A Coopertan começou com 24 membros, e a expectativa é de dobrar o número de cooperados até o final de 2010. Lembrando ainda que em 2005, essas pessoas trabalhavam no antigo lixão da cidade sem condições básicas nenhuma de saúde.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE