PUBLICIDADE

Tamanduá-mirim encontrado em avenida é capturado pelos bombeiros em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Corpo de Bombeiros de Campo Verde (131 km de Cuiabá) foi acionado, hoje de manhã, para resgatar um tamanduá-mirim que estava na avenida Santa Maria. Após receber o chamado, a equipe deslocou-se rapidamente até o local da ocorrência. Para o resgate, a equipe utilizou o auxílio de um cambão, capturando o animal com cuidado e evitando acidentes.

Após a captura, os bombeiros militares transferiram o tamanduá para uma caixa de transporte e, em seguida, o soltaram em uma área de mata, em seu habitat natural.

Segundo a organização Proteção Animal Mundial, o nome tamanduá-mirim significa “tamanduá pequeno” em tupi. Por ter um padrão de coloração da sua pelagem que lembra a um “colete” negro, também é conhecido como tamanduá-colete. O restante dos seus pelos tem uma cor que varia do amarelo ao marrom pardo. Dependendo da região geográfica, o colete do tamanduá-mirim pode variar do negro ao castanho ou até um amarelado pouco destacado do resto do pelo do animal, mas mesmo assim, são todos da mesma espécie.

Considerado um mamífero solitário, essa espécie consegue se adaptar facilmente a vários habitats. Por isso, é possível avistá-lo na floresta amazônica, em manguezais e até andando pelo Cerrado em busca de alimentos como formiga, cupim, abelhas e mel. Possui hábitos encensoriais, ou seja, vive tanto em árvores quanto no chão e costuma descansar dentro de troncos ocos de árvores, tocas de tatus ou outras cavidades naturais. 

Quando esta espécie se sente ameaçada, ela se equilibra nas patas traseiras e na cauda para parecer maior e mais ameaçadora. São pacíficos, mas um tamanduá-mirim ameaçado não hesita em se defender, seja com suas garras, seja emitindo um cheiro bem forte para afugentar um possível inimigo.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores da UFMT visitam aldeias no Xingu para fomentar projetos de agricultura e artesanato

Pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal...

Escola militar que atende mais de 300 alunos será ampliada em Lucas do Rio Verde

A prefeitura confirmou licitação, dia 8 do próximo mês,...

Tráfego em rodovia entre Cuiabá e Chapada é interditado após forte chuva

A secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística confirmou,...

Confirmado show de Jads e Jadson no réveillon de Sinop

A dupla Jads e Jadson será a principal atração...
PUBLICIDADE