O tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), também conhecido popularmente como tamanduá-de-colete, foi localizado, esta manhã, transitando em área residencial no bairro Setor A, em Alta Floresta. O caso foi comunicado por moradores ao Corpo de Bombeiros. Conforme o boletim de ocorrência, o mamífero havia subido numa árvore e estava em meio a local de risco considerável, devido à presença de animais de rua nas proximidades.
As equipes realizaram a captura com o auxílio de uma escada e um cambão. Ao ser verificado que encontrava-se em condições saudáveis e não apresentava ferimentos aparentes, o colocaram-no em gaiola de transporte. Posteriormente, foi feita a soltura em área de mata, além dos limites da cidade.
A espécie, segundo a fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), costuma medir entre 87 e 110 centímetros, podendo pesar até 7 quilos e está distribuído por todo o território nacional.
Além dele, há somente outras duas espécies com incidência no Brasil, sendo o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o tamanduaí (Cyclopes didactylus). O mirim pode ser encontrado nos biomas da floresta amazônica, mata atlântica, caatinga, pantanal e regiões de savana, tais como o cerrado. Sua dieta consiste estritamente na fauna insetívora, girando entorno do consumo de cupins, formigas e abelhas, capturados no alto de árvores e no solo.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.