Um tamanduá-bandeira macho foi solto nesta semana pela secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no Pantanal, em Poconé. O animal foi resgatado de uma mata em chamas em Várzea Grande no dia 2 de setembro do ano passado pela polícia ambiental, com a maioria dos pelos das costas e cauda queimados, além de parte das coxas e quatro patas, mas sem perda das garras.
Encaminhado pela secretaria de Estado de Meio Ambiente para Clínica Veterinária Anjo da Guarda, o tamanduá-bandeira recebeu o atendimento necessário, ficando cerca de 50 dias internado, passando por cuidados intensivos para cicatrização das feridas e manejo alimentar. Durante a internação, desenvolveu escaras severas, lesões na pele que foram tratadas na parte final de cicatrização.
Olhares atentos e câmeras ligadas marcaram o momento da soltura ao habitat natural de Xômano. O animal desfrutou da poça de água típica do bioma e correu para a vegetação pantaneira que há meses precisou sair. Turistas também estavam no local e ajudaram, filmando e apoiando a devolução.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.