Os sete hospitais regionais suspenderam as cirurgias eletivas, exames e consultas marcados para essa semana devido ao baixo estoque de medicamentos e insumos das unidades ocasionado pelo bloqueio de cargas feito em Mato Grosso e demais Estados que hoje completou 8 dias. A secretaria estadual de Saúde informa que a suspensão é referente aos procedimentos marcados para hoje e amanha (30). Os atendimentos de urgência e emergência continuam sendo feitos normalmente.
As cirurgias deverão ser retomadas na próxima semana, caso a greve chegue ao fim. Se não houver avanços, novas suspensões podem ocorrer. O secretário-adjunto de Saúde, Cassiano Falleiros explicou que a suspensão de atendimentos eletivos é nos hospitais regionais de Sorriso, Sinop, Alta Floresta, Colíder, Rondonópolis, Cáceres e Metropolitano em Várzea Grande.
Conforme o secretário, todas as unidades estão enfrentando atrasos na entrega dos medicamentos, de insumos para atendimento, combustível e até mesmo do gás de cozinha. O Hospital Regional de Sorriso, por exemplo, ficou sem gás para servir as refeiçoes no domingo, mas recebeu botijões no mesmo dia. Ontem faltaram alguns medicamentos, que foram providenciados. “Por meio desse Comitê estamos conseguindo absorver e resolver as situações, mas as suspensões se fazem necessárias no sentido de colaborar para que tudo continue indo bem”.
O secretário-adjunto reconheceu que a suspensão afeta diretamente pacientes que na maioria das vezes aguardam de 6 meses a 1 ano para conseguir realizar uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, ele garantiu que esses pacientes terão prioridade na remarcação desses procedimentos, já que eles estavam na fila para realizá-los. “Assim que tudo se normalizar, eles terão as cirurgias remarcadas, sem mais prejuízos”.