Encerrando as atividades na Rio +20, realizado até ontem, no Rio de Janeiro, o governo do Estado por meio da Superintendência Indígena realiza o balanço da participação de Mato Grosso no Evento. Para a superintendente de Assuntos Indígenas de Mato Grosso, Janaina de Oliveira, a participação foi positiva, pois o Estado conseguiu auxiliar a participação de comitivas de diferentes povos. “Foram quatro ônibus levando representantes e lideranças ao Evento. Vieram cerca de 380 indígenas que puderam realizar diferentes atividades durante o Evento”, explica ela.
Os participantes puderam auxiliar na construção da Carta dos Povos Indígenas e os delegados da comitiva do Estado, através do conhecimento de suas regiões, sugerir ações que fomentem a sustentabilidade para os povos indígenas de Mato Grosso.
Janaina conta também que foi possível divulgar a Superintendência de Assuntos indígenas, que é ligada a vice-governadoria do Estado, para os organismos de apoio e também para os próprios povos indígenas.
“A Superintendência Indígena recebe sempre solicitações das lideranças, e a maioria delas está voltadas para o empoderamento através das capacitações, seja para o plantio, seja para a melhoria do solo, para a subsistência. Dentro dos nossos conceitos é isso que pretendemos auxiliar já que a Superintendência não é um órgão de assistencialismo, mas sim de parceria aos saberes locais e formas de autossustentação dos povos indígenas de Mato Grosso.