A sucuri-verde grávida de 5 metros que foi atropelada na MT-338 em Porto dos Gaúchos (238 km de Sinop), esta semana, expeliu cerca de 100 filhotes, segundo o fiscal Josias Campinas, da vigilância sanitária do município, em entrevista ao UOL.
O animal foi encontrado por um agrônomo que viajava entre Porto dos Gaúchos e Itanhangá por volta das 6h. Inicialmente, foi informado que o réptil tinha cerca de 40 filhotes, porém, o fiscal confirmou que esteve no local e encontrou ao menos 106 filhotes.
O trecho da rodovia onde sucuri foi encontrada morta é um ponto onde houve registro de outros animais atropelados, segundo o especialista. “É comum o atropelamento de animais nesta área do km 80, perto da cidade. É uma região que tem muita mata, é mais preservada. Todos os dias você vê atropelamento de anta, porco-do-mato, tatu, tamanduá, porco-espinho”.
O crânio e pele da sucuri atropelada devem ser exibidos no museu da cidade. A cobra e os filhotes que ainda estavam no ventre dela foram levados ao Departamento de Vigilância Sanitária. “A parte da carne foi enterrada, mas vamos tentar recuperar a pele e o crânio para futuramente expô-los no museu da cidade com os registros oficiais”, disse.
Segundo o site Biologia Net, as sucuris podem atingir mais de sete metros de comprimento. Trata-se das maiores serpentes conhecidas em termo de massa. São animais semiaquáticos observados em várias regiões da América do Sul, estando associados a corpos hídricos. Sucuris são animais carnívoros que podem se alimentar de vertebrados aquáticos e terrestres, porém, não possuem veneno.
Atualmente, são descritas quatro espécies de sucuris: a sucuri-malhada, a sucuri-amarela, a sucuri-verde e a sucuri-de-beni. Entre as espécies conhecidas, apenas a sucuri-de-beni não ocorre no Brasil.
Além de grandes, as sucuris são animais musculosos, característica que permite que elas tenham grande força. Em relação ao seu porte, é importante destacar que as sucuris são consideradas as maiores serpentes do mundo em termos de massa. A sucuri-verde, por exemplo, pode pesar até 100 kg. Em termos de comprimento, elas perdem o primeiro lugar para a gigante píton.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.