A meta de vacinação foi praticamente atingida em Sorriso. 98,2% do rebanho bovino e bubalino com até dois anos foi vacinado contra a aftosa na segunda etapa da campanha, concluída mês passado. A meta do órgão era que 31.162 mil animais recebessem a dose. Deste total, apenas 445 cabeças não receberam a vacina. O balanço é do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).
Equipes do órgão começaram a visitar fazendas da cidade onde não ocorreu o procedimento. Os pecuaristas serão autuados e multados em R$60 por animal. De acordo com o veterinário Evandro José Carvalho, houve criador que vacinou mas não comunicou o Indea no prazo estabelecido – até o último dia 11. “Se a pessoa não aplicou a dose é feita a vacinação compulsória, quando o Indea vai até a propriedade, vacina os animais com as despesas pagas pelo criador”, destacou.
O resultado é avaliado positivamente pela unidade. Nas demais cidades do Nortão o Instituto de Defesa Agropecuária ainda prepara o balanço. O órgão também deve divulgar um balanço final no Estado, com os resultados alcançados.