A prefeitura criou uma comissão encarregada de organizar as associações na parte documental e preparar as eleições unificadas para as associações, vom o propósito de organizar, regularizar e as associações de bairros. Até o momento, a grande maioria das associações atualmente na ativa, mais de 20, participa das discussões com a comissão, que é coordenada pelo advogado Alex Sandro Monarim, e concordam com as duas necessidades básicas: regularizar documentalmente, isto é, tornar as Associações de Bairros também existente de Direito, ou seja, formalizadas com firma e CGC. Outra é a necessidade de unificar as eleições e a duração dos mandatos, forma de escolha, processo eletivo e composição de cada chapa, bem como regras universais para inscrição e participação do pleito.
De acordo com Monarim, “a administração quer fortalecer o movimento comunitário de bas, sem contudo, estabelecer qualquer tipo de ingerência. Só temos o interesse em organizar e regulamentar estas instituições tão necessárias em nossa cidade”, disse durante a reunião e destacou ainda que somente participará do processo as associações que assim o desejarem, “Cada diretoria está livre para aderir ou não à nossa proposta organizacional do segmento”, finaliou.
Na reunião desta semana ficou estipulado também os prazos e as regras para as Eleições Unificadas das Associações de Bairro. As inscrições começam hoje, das 7h30 às 11h e está abertas até o dia 05 de novembro, no Departamento Jurídico da Prefeitura de Sorriso.
As eleições serão realizadas dia 21 de novembro. Cada associação terá um local específico no bairro para eleição. Os moradores poderão votar apresentando documento com foto e comprovante de residência. Cada chapa, quando ouver mais de uma, terá dois fiscais para o período de votação, que vai das 7h00 às 11h.
Cada chapa para concorrer às eleições em cada associação de bairro deverá conter nove membros na Diretoria Executiva: presidentes, vice-presidente, 1º e 2º secretários, 1º e 2º tesoureiros, diretor de esportes, diretor social e diretor de cultura. Além desta Diretoria cada chapa deve conter também 03 candidatos titulares com conselho fiscal e 2 suplentes.
A diretoria eleita terá dois anos de mandato para dirigir a associação.