As equipes da concessionária que administra a rodovia verificaram, ontem à tarde, falhas no sensor de leitura dos TAGS (adesivo colado no interior do para-brisa), implantado em pedágio da rodovia federal (BR-163) entre Sinop e Sorriso. O equipamento realiza o monitoramento, cobrança e liberação em pistas de funcionamento automato, vinculado à Tecnologia de Identificação Automática de Veículos ou AVI.
Em nota, foi detalhado que os aparelhos estavam apresentando delay para verificação dos automóveis e coleta das taxas de passagem, ocasionando em atrasos na liberação das cancelas e travando o fluxo do trânsito. Ainda de acordo com relatos de motoristas, não é a primeira ocasião em que os problemas são registrados.
Com o acionamento dos serviços de manutenção, o sistema na praça já se encontra normalizado. Quando a falha nos TAGS, a segunda opção fornecida pela concessionária é através de câmeras OCR, que checam os caracteres da placa veicular, ocorrendo em seguida a liberação. Este processo ocorre de forma mais lenta.
A incorreta instalação dos TAGS também podem gerar transtornos, sendo necessário seguir as instruções de instalação do fabricante do equipamento, bem como, reduzir gradativamente a velocidade e manter a distância em relação aos demais veículos durante passagem pelo trecho.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.