O secretário de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, percorreu quatro praças juntamente com o vice-prefeito, Ederson Dal Molin, para conhecer um pouco mais das demandas do município. A visita também contou com a presença do superintendente de Mobilidade Urbana da Secid, Carlos Oseko.
Dentre os locais visitados está a praça da Juventude, que é a mais antiga da cidade. O espaço, localizado na região central, conta também com uma biblioteca municipal. “O local é bastante utilizado pela população diariamente, seja para o lazer ou prática esportiva. Porém, a praça ainda precisa de intervenções para adequação viária, estacionamento e espaços que incentivem outras ações culturais”.
Em relação à praça das Fontes, localizada na avenida Natalino João Brescansin, a ausência de rota para os ciclistas e o trancamento das ruas da região dificultam a utilização do local de forma segura. “Para que a população utilize o espaço diariamente, as vias ao redor da área pública são trancadas. Tal situação prejudica o trânsito local, como também a segurança dos usuários”, explica Dal Molin.
Eduardo Chiletto e Carlos Oseko também conheceram a praça da Integração, que foi construída próxima a uma região da cidade que possui mais de 30 mil habitantes. O local conta com espaços para lazer, mas ainda necessita de melhorias para atender a demanda local. A praça Antônio Balbinot também fez parte do roteiro de visitas e é um espaço que aguarda melhorias.
Segundo o secretário, a visita às praças municipais contribuiu para a coleta de informações, que resultarão em possível apoio ao município. A previsão é que a Superintendência de Mobilidade Urbana, juntamente com técnicos do município, projete novas alternativas para as áreas. “As demandas serão analisadas em conjunto pelo Estado e município para que melhorias possam ser implementadas de acordo com a realidade local. É importante destacar que os munícipes não podem se acostumar com obras que não tenham a qualidade devida”, reforçou Chiletto.
O secretário conheceu a área verde, localizada na região sul da cidade, próxima à avenida Blumenau. O local necessita de intervenções urbanísticas para que a população conte com mais uma opção de lazer. A demanda também será estudada pela Secid. Atualmente, a população no entorno da área é de aproximadamente 20 mil moradores.
Chiletto também vistoriou a área em que deveria estar instalada a escola técnica de Sorriso. O espaço, que já conta com estrutura de concreto, está abandonado e deteriorando com o tempo. De acordo com o gestor, ver a realidade da obra vai auxiliar ainda mais o processo de fiscalização, do qual a Secid será a responsável.
Na última semana, a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Trovo, buscou parceria com a pasta para dar encaminhamento ao processo fiscalizatório das construções no interior de Mato Grosso. Ao todo, sete obras serão retomadas e R$ 56 milhões investidos, por meio de convênio com o Fundo Nacional de Educação.