PUBLICIDADE

Sorriso: secretaria tentará “sensibilizar” população para diminuir número de acidentes no final do ano

PUBLICIDADE

A secretaria municipal de Saúde fará parte de um grupo de trabalho que tem por objetivo diminuir o número de acidentes no final do ano em Sorriso. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Municipal de Saúde. “Discutimos estão questão e propusemos o desenvolvimento de algumas ações para sensibilizar a população. Vamos trabalhar a nossa taxa de causas externas, pois aí conseguiremos, desta forma, melhorar o atendimento hospitalar. Investir em prevenção é mais resolutivo que investir em recuperação”, afirmou, ao Só Notícias, o secretário de Saúde, Devanil Barbosa.

Segundo o gestor, também farão parte do grupo o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, Gabinete de Gestão da Saúde, Polícia Militar, entre outras instituições. De acordo com Devanil, a secretaria participará em diversas ações. “Ainda vvamos trabalhar as linhas de atuação, porém, definimos que chamaremos os ACS (agentes comunitários de saúde) e o pessoal das unidades para uma sensibilização. A ideia é a gente fazer ‘pit stops’ em pontos estratégicos, onde há alto risco de acidentes. O objetivo é o processo de reeducação no transito. Queremos um trânsito livre, sem acidentes” O balanço divulgado hoje aponta que houve foram 848 acidentes de trânsito sendo que 430 foram registrados pelo Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito – quando não houve vítimas – e 418 pelo Corpo de Bombeiros. Março foi o mês com o recorde de ocorrências: 89. Junho teve 78,  janeiro, 73, maio, 72, abril, 62  e fevereiro 56. Estes dados referem-se aos acidentes em que não houve vítimas.

Os números divulgados pela prefeitura, em julho, justificam a estratégia. Apenas no primeiro semestre, foram registrados 848 acidentes em Sorriso. Destes, 430 foram registrados pelo Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (quando não há vítimas) e outros 418 pelo Corpo de Bombeiros. Dos veículos envolvidos em acidentes, 370 eram automóveis, 129 caminhonetes, 98 caminhonetes, 51 caminhões, 49 motocicletas, 23 motonetas, 10 ônibus e 10 veículos de outras categorias.

Em setembro, os agentes fizeram 627 notificações a motoristas e motociclistas. No topo do ranking, o descumprimento de uma regra indispensável para segurança, que é a utilização de cinto de segurança. Dos mais de 600 notificados, 329 não usavam. Em segundo lugar, está a utilização do aparelho de telefone celular pelo motorista enquanto dirige, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE