O salva-vidas de rodeio conhecido como Sombra, de Alta Floresta, ficou gravemente machucado, ontem à noite, após ser atingido por um touro durante a final terceira etapa Circuito Mato-Grossense de rodeio realizada na Exporriso. O peão Patrik Costa, de Nova Brasilândia, levou uma cabeçada do boi após ser jogado para cima. O salva-vidas foi ajudar o cowboy e ficou na frente do boi, momento em que foi pisoteado na cabeça e caiu desmaiado.
Ambos foram imediatamente socorridos pela equipe, que estava no evento, formada por médicos, paramédicos e socorristas. Em seguida, o salva-vidas e o peão foram encaminhados ao Hospital Regional de Sorriso. Com ferimentos menos graves, Patrik Costa foi medicado e já teve alta. O salva-vidas Sombra continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo o presidente da Federação Mato-grossense de Rodeio, Renato Silva Bavaresco, o estado de saúde dele é estável. “Imediatamente acionamos a equipe da federação. Todos estamos unidos acompanhando o caso e não poupamos esforços para atendê-los bem. Infelizmente, o acidente foi grave, pois o Sombra levou um pisão na região da cabeça, perdeu muito sangue e ficou entubado. Agora, ele está sendo avaliado por um neurocirurgião que avaliará o tamanho da lesão”.
Para Bavaresco, o esporte de rodeio é de risco e, apesar de todos os cuidados tomados pelas equipes, os participantes estão sujeitos aos acidentes. “Estamos muito tristes com o que aconteceu. É o acidente mais grave do nosso circuito. Nós somos os únicos que levamos três salva-vidas ao campeonato, mas nem sempre há como evitar os acidentes”.
A 3ª etapa do Rodeio Profissional no Circuito Mato-grossense foi finalizada ontem e teve como vencedor Rodrigo Guedes, de Tangará da Serra, que somou 261 pontos.
Guedes, que já foi campeão do Circuito Mato-grossense e vice-campeão de Barretos, tem larga experiência como cowboy.