A operação de reintegração de posse realizada na fazenda Santa Rosa I, no distrito de Boa Esperança do Norte (cerca de 160 quilômetros de Sorriso) já atingiu 50% da propriedade, invadida há 14 anos e estimada em 24 mil hectares. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pela Polícia Militar do distrito. Cerca de 150 homens da PM, Força Tática e Rotam realizam a segurança dos oficiais de justiça.
A ação de despejo, iniciada no dia 21 de junho, foi retomada na terça-feira (17). Ela havia sido suspensa por meio de uma liminar, que acabou sendo “derrubada” no início deste mês, pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O Movimento Sem Terra (MST) apontou que a área era ocupada por pelo menos 250 famílias. Em um estudo, a Polícia Militar estimou pouco mais de 130 casas construídas.
A operação deve terminar até a próxima terça-feira, com todas as casas derrubadas. Os policiais, os oficiais de justiça e representantes dos assentados entraram em um acordo, prevendo prazo de três a cinco dias para retirada dos móveis, bens e animais que são criados na área. O mobiliário dos assentados está sendo encaminhado para um ginásio de esportes, situado em uma escola no distrito.
Conforme Só Notícias já informou, dois homens, 30 e 43 anos, foram presos, ontem à tarde, acusados de atearem fogo em uma mata na tentativa de impedir a força policial de realizar a desocupação. O incêndio tomou grandes proporções, mas foi contido pelo Corpo de Bombeiros.