Mais de 268 toneladas de material reciclado deixaram de ir para o aterro sanitário de Sorriso em 2011 e viraram fonte de renda para muitas famílias do município. Através do trabalho da Associação Sorriso de Catadores, que tem na administração municipal seu maior incentivador, os comerciantes se habituaram a separar o lixo seco que era coletado três vezes por semana. O projeto, criado em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Departamento de Limpeza Pública, do Programa Reciclar e da Comissão Técnica para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município de Sorriso – CTGRS, deverá ser ampliado este ano, e passará a atender todo o município na área comercial e residencial .
Em 2011, a coleta aconteceu às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 23 horas, apenas no comércio, com apoio de um caminhão e motorista cedidos pela prefeitura. Como resultado, foram coletados, de janeiro a dezembro, 185.725 toneladas de papelão, 44.275 toneladas de plástico, 20 mil toneladas de PET e 18.400 toneladas de ferro.
Este ano, a prefeitura lançará uma campanha de educação ambiental e conscientização para que toda a população conheça qual a forma correta de separar o lixo seco do orgânico, permitindo, assim, que o catador tenha um acesso mais rápido e higiênico aos resíduos descartados. A coleta passará a ser feita de segunda a sexta, das 6 às 18 horas, e contará com o auxílio do ônibus da reciclagem.
A Associação Sorriso de Catadores teve seu estatuto social assinado em 26 de maio passado, e atualmente conta 15 membros, número este que deverá ser ampliado com o aumento da coleta dos materiais na área residencial do município.