A prefeitura está finalizando projeto de lei, que será encaminhado à câmara, nos próximos dias, par firmar convênios com clínicas veterinárias, unidades móveis ou outros locais para serem feitas cirurgias de castração gratuitas de cães e gatos. As empresas devem ter instalações em conformidade com as normas estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.
As solicitações de procedimentos de esterilização serão limitadas a cinco pedidos por CPF do usuário do sistema ao ano e, quem tiver mais animais, deve esperar vistoria técnica. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, explica que “o projeto visa a criação de uma política pública voltada ao controle de zoonoses, o bem estar animal, criando possibilidades para que todos os animais tenham acesso ao cuidado ofertado em clínicas veterinárias”.
Nos próximos dias, a secretaria vai intensificar a campanha de posse responsável. “Queremos reforçar à nossa população a importância da posse responsável: quando você adota um animal, você se torna responsável por uma vida que requer cuidados diários”, declarou, através da assessoria.
Ano passado, foram vacinados 15 cachorros e gatos em Sorriso contra a raiva.