PUBLICIDADE

Sorriso: professora foi diagnosticada com meningite mas secretaria espera contraprova

PUBLICIDADE

A secretária municipal de Saúde, Ivana Mara Matos, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alzira Moraes, confirmaram que a professora de 68 anos foi diagnosticada com meningite bacteriana e está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional. Ele é servidora de uma escola municipal, no centro, e escola estadual, localizada no bairro Morada do Sol.

A coordenadora da Vigilância explicou que já foi realizado um primeiro teste confirmando que realmente é a doença, mas negativo para meningocócica, a forma mais perigosa. É aguardado o resultado da “contraprova”, que está sendo feito por um laboratório credenciado pela Secretaria de Estado de Saúde. Este segundo teste é para saber se a meningite é mesmo meningocócica. O resultado deve sair até amanhã. Alzira acredita que o resultado também dará negativo.

“A gente entende a população ficar apavorada, mas temos uma contraprova em andamento”, disse a coordenadora afirmando que a transmissão é por meio do ar, mas é necessário uma convivência prolongada com a pessoa infectada.

A secretária Ivana confirmou que a professora está na UTI recebendo todo o tratamento adequado. Ela confirmou que o caso será preocupante se realmente for confirmado como meningocócica. Caso este contraprova confirme este tipo, a secretaria de Saúde local e seus técnicos irão realizar o bloqueio na escola e estudar a aplicação de medicação para as pessoas que tiveram mais contato com a professora.

Ela afirmou que momentaneamente nenhuma medida será tomada, já que o resultado do exame deve sair amanhã. “Estamos indo com os técnicos na escola falar com os pais e demais pessoas sobre a situação e os procedimentos a serem tomados pelas pessoas que tiveram contato com ela”.

A secretária disse que este é o segundo caso de meningite registrado no município. Em fevereiro deste ano, uma criança apresentou a doença, foi tratada e atualmente está bem. Nenhuma outra pessoa pegou a doença no local onde ela estudava.

Já a secretária de Educação, Silvana Faccio, ressaltou a preocupação com o caso, mas disse que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas. Ela descartou, neste momento, a suspensão das aulas na escola municipal. A secretária disse que a professora trabalha com o reforço escolar na unidade municipal e também dá aulas na rede estadual.

Silvana explicou que a professora trabalhou normalmente até a última sexta-feira, se sentiu mal no domingo e foi internada.

“Queremos tranquilizar a população e dizer que se tiver a necessidade de medicar ou outra atitude, as secretarias vão agir. A Secretaria de Saúde irá administrar a medicação para os alunos que tiveram contato com ela. A decisão de suspender as aulas vai depender do resultado do exame e será tomada juntamente entre a Secretaria de Saúde e Educação. Não há a necessidade de suspensão de saúde”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE