O secretário municipal de Governo, Hélio Vieira, confirmou, agora há pouco, a rescisão do contrato com a empresa responsável por implantar o projeto "Cidade Inteligente", que abrange a instalação de câmeras de monitoramento para auxiliar na segurança pública do município. Ele confirmou que a empresa vencedora da licitação deixou de cumprir itens do contrato e não colocou o sistema em funcionamento na data prevista. A rescisão foi assinada pelo prefeito Dilceu Rossato.
Vieira disse que a empresa foi notificada a se manifestar, apresentando sua defesa. Porém, até o momento, não se defendeu. Agora, segundo ele, será a fase dos trâmites jurídicos. O contrato estipula multa no valor e também a impossibilidade da empresa em participar de outras licitações da prefeitura. O secretário afirmou que tudo isso está nas mãos e em análise por parte da assessoria jurídica do município. “Tudo que estiver dentro do contrato será cumprido”.
O gestor da pasta deixou claro que a prefeitura não realizou nenhum repasse financeiro para a empresa. O valor de R$ 317 mil por mês só seria pago assim que a empresa colocasse todo o sistema em funcionamento. Na verdade, a prefeitura pagaria uma espécie de “aluguel” para ter o sistema de monitoramento, que auxiliaria na segurança pública do município. Todos os custos de instalação e manutenção ficariam a cargo da empresa.
Vieira lembrou que a empresa agora deverá retirar todos os equipamentos instalados, que pertencem a ela. Este trabalho não ficará a cargo da prefeitura.
Ele também disse que há possibilidade da prefeitura realizar uma nova licitação para implantar o projeto. O gestor disse que o tempo é curto, devido as eleições municipais, mas acredita que seja suficiente. O prefeito ainda não teria desistido de ver o projeto em funcionamento.
Até o momento, a empresa não se manifestou sobre o caso. Anteriormente, Só Notícias tentou entrar em contato com o representante da empresa, porém, ele disse que estava em reunião, não poderia atender e também não retornou.
Conforme Só Notícias já informou, o projeto prevê a instalação de 79 câmeras de alta definição instaladas em pontos estratégicos da cidade e auxiliará os órgão de segurança pública. O mesmo foi apresentado pelo prefeito Dilceu Rossato, em outubro do ano passado.
Rossato afirmou que o principal benefício seria a diminuição da criminalidade. Na oportunidade, ele ressaltou que em locais onde este tipo de sistema está implantado, os crimes caíram cerca de 40%. A previsão, repassada por ele, era a de que a empresa vencedora da licitação concluísse a instalação e colocasse o sistema em funcionamento em novembro do ano passado.