O ouriço-cacheiro (Coendou spinosus) foi avistado transitando em pátio anexo a um estabelecimento, ontem à noite, na região central de Sorriso. O caso foi relatado por moradores ao Corpo de Bombeiros e não houve registro de incidente envolvendo o animal. Foi verificado que o animal estava acoado e havia se escondido na localidade.
Os militares conseguiram se aproximar e cercar o ouriço, sem maiores complicações. Na sequência, foi feita a captura com o auxílio de um cambão. Durante avaliação ao roedor, constataram que estava saudável e não apresentava ferimentos aparentes.
Ele foi colocado em recipiente adequado e transportado para área de mata fechada, fora do perímetro urbano, onde foi devolvido ao habitat. Conforme a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), o cacheiro pode chegar a medir 50 cm e pesar até 1 kg.
O corpo dessa espécie é coberto por espinhos que se estendem da cabeça até a metade da cauda, que é preênsil e atua como um quinto membro, ajudando-o a escalar variadas superfícies. Possui garras fortes nos membros e a coloração da pelagem variável.
Sua incidência já foi registrada em quase todo o Brasil, com exceção aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É também encontrado na Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Trinidade e Tobago, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.