Começou, essa semana,a construção de mais uma faixa elevada de pedestres, desta vez na avenida Tancredo Neves. O secretário de Obras, Emerson Farias, informou, ao Só Notícias que cinco faixas já foram concluídas e mais duas devem ficar prontas nos próximos dias.
A primeira faixa, foi executada em frente à Paróquia São Pedro Apóstolo. No total, 28 faixas serão implantadas. O investimento previsto é de cerca de R$ 400 mil. Três foram instaladas na Avenida Brescansin, a principal da cidade. Também serão construídas faixas elevadas nas proximidades de uma universidade, da secretaria de Assistência Social e escolas.
A construção segue a resolução 495 do Conselho Nacional de Trânisto (Contram), de 05 de junho de 2014 que estabelece a largura mínima de quatro metros e máxima de sete metros. As faixas locais contam com cinco metros de largura, compreendendo a rua de um extremo a outro e com altura idêntica ao meio fio das calçadas, podendo, no máximo chegar a 15 cm.
O secretário ressaltou que as faixas são necessárias onde há um tráfego intenso de veículos e de pedestres. “Levando em conta esse fluxo optamos pela implantação da faixa elevada por ser um método simples e eficaz na redução da velocidade dos veículos”, apontou.
A intenção é eliminar gradualmente as lombadas – que estão em desacordo com a legislação – e sempre que possível, instalar as faixas elevadas. De acordo com o secretário, trata-se de uma medida não só de melhoria da segurança, mas que também traz um novo visual para a cidade. Onde houver a faixa, a preferencial será sempre, indiscutivelmente, do pedestre.