A secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos está limpando lotes vagos do município e os proprietários dos que estão sujos recebem notificação e tem o prazo de 30 dias para limparem. Caso o proprietário se recuse a assinar recebimento da notificação, ou não seja encontrado no endereço por falta de atualização cadastral, o endereço do terreno é lançado em edital, disponível no mural da prefeitura, e publicado em jornal. A multa é de R$ 701,75 e é cobrada a taxa de limpeza, no valor de R$ 0,35 por metro quadrado. Esses valores devem ser pagos na prefeitura e, caso o interessado não efetue o pagamento, será lançada na dívida ativa.
De acordo com o secretário Emiliano Preima, "lotes onde ainda não há construção devem ser mantidos limpos. Caso o proprietário não o faça, a Prefeitura emite uma notificação. Após o prazo estipulado na notificação, se o terreno ainda estiver sujo, é gerado um auto de infração, e resultado em multa. Em seguida, a Prefeitura fará a limpeza retirando o mato do lote", explica Preima. "Resolvemos tomar essa iniciativa pensando no problema da dengue, que se alastra rapidamente em terrenos sujos e ainda na questão de estética da área urbana, na segurança, pois terrenos sujos são facilmente usados por marginais", afirma o secretário.
Em Sorriso, dos 30 mil imóveis localizados na área urbana do município, 11.461 são vagos. Esses dados incluem os três loteamentos novos