A partir de hoje, os 25 médicos contratados para atuar no Hospital Regional de Sorriso deixarão de comparecer ao trabalho. A informação foi confirmada pelo diretor clínico da unidade, Reinaldo Turra, ao Só Notícias. Os profissionais aguardavam para ontem, até o encerramento do horário bancário, às 14h, o dinheiro em suas contas, mas nada foi depositado, segundo Turra. Os médicos reivindicam o pagamento integral de todos salários atrasados (novembro, dezembro e o 13º salário) e a produtividade dos respectivos meses.
O diretor afirmou que os profissionais cansaram de esperar pela regularização prometida há quase um mês e disse que não haverá prorrogação de prazo novamente. O médico também criticou os responsáveis pela situação vivida pelos demais profissionais. “Ficou na mesma [regularização dos salários]. Não tem nada. Os médicos não voltam para trabalhar amanhã [hoje]. Nos disseram que amanhã [hoje] deve sair. Não acreditamos mais em promessas destes administradores. Esta insegurança, falta de gerência, mentira, informações desencontradas, nos cansaram”, desabafa.
O vínculo dos médicos contratados terminava ontem e como eles não renovarão, estão livres para deixar a unidade sem cumprir aviso prévio de 30 dias. Anteriomente, os profissionais deram como prazo, para acerto da dívida, até a sexta-feira de carnaval. No entanto, resolveram adiar o prazo para ontem.
O Hospital Regional de Sorriso, que atende pacientes de 15 cidades em sistema de consórcio, ficará desfalcada de grande parte de seus profissionais. A unidade médica tem 51 médicos, entre concursados e contratados.
O diretor clínico ressaltou ainda que os profissionais que decidiram permanecer na cidade ainda se mostram dispostos a conversar com os futuros contratantes – sendo que a previsão é de que abril o hospital seja gerenciado por uma Organização Social de Saúde (OSS), para negociar carga horária e salário.
Conforme o Só Notícias já informou, o consórcio conseguiu, ontem, liberar R$ 2 milhões para pagamento dos médicos, sendo que o restante, R$ 5 milhões não estariam atrasados e devem ser depositados até o final de março.
(Atualizada às 07h20 1/3)