Foi lançado, esta manhã, um cronograma de obras de saneamento com o objetivo de aumentar a distribuição de água e de ampliar o sistema de coleta e tratamento de esgoto do município. De acordo com a Águas de Sorriso, empresa responsável pelo projeto, este será o maior investimento feito no setor. São R$ 74 milhões e, deste montante, a maior parte será para a implantação de esgotamento sanitário que irá atender 90% da população até 2016.
“Desde 2012, quando assumimos o setor, fazia parte do nosso planejamento esse plano de investimento. As ruas já estão sendo preparadas para receber a rede de esgoto. São 211 quilômetros de rede de esgoto, 23 quilômetros de interceptores, algumas estações de elevatórias e uma nova estação de tratamento esgoto. Entendemos que Sorriso será a cidade com o maior índice de tratamento de esgoto do Estado”, disse o diretor e presidente da concessionária, Joubert Meneguelli.
Além disso, o sistema de abastecimento de água também ganhará reforço com a construção de quatro reservatórios, que aumentarão a capacidade de reservação em três milhões de litros e a perfuração de quatro poços nos bairros Rota do Sol, Bela Vista, Centro e São Domingos. Atualmente, 100% da população urbana tem acesso à água potável e as obras buscam acompanhar o crescimento do município mantendo o abastecimento com regularidade e qualidade.
O diretor-presidente da concessionária explica ainda que também há a preocupação com o meio ambiente. “O esgoto é tratado na forma que a legislação determina. Ele vai ser devolvido aos rios e mananciais dentro das condições previstas na legislação. Fazemos as análises periódicas e entregamos os resultados para a comissão de saneamento demonstrando que a qualidade do esgoto tratado está dentro do rigor da lei”.
Quanto ao local onde será construída a única estação de tratamento de esgoto de Sorriso, que deverá receber todo o efluente da cidade, ainda será definido. “Estamos identificando essa área. Na sexta-feira (18) vamos ter uma reunião do conselho, que irá indicar o local. A Águas de Sorriso também está analisando o melhor ponto. O compromisso do município é de fazer um decreto de desapropriação dessa área, que será em torno de 50 hectares”, explicou o prefeito Dilceu Rossato.
(fotos:Só Notícias)