O governo do Estado sinalizou favoravelmente aos médicos sorrisenses e comunicou à diretoria do Hospital Regional de Sorriso que os salários atrasados devem ser pagos até amanhã. A data é o prazo final que os 51 profissionais estipularam à Secretaria de Estado de Saúde para que fosse feito o pagamento dos salários atrasados de novembro e dezembro, as produtividades e o décimo terceiro. Na terça-feira (7), os médicos colocaram o prazo de 72 horas para que o Estado fizesse o depósito, caso contrário os 23 profissionais contratados iriam pedir demissão.
Porém, o depósito, que soma mais de R$ 7 milhões, será feito na conta do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região do Teles Pires, que deve repassar aos médicos até segunda-feira (13). Conforme o diretor clínico, Reinalto Turra, os funcionários vão esperara até terça-feira (14), caso o valor não caia na conta, uma nova assembleia deve acontecer para discutir o futuro dos profissionais. Caso o pagamento seja parcial, o corpo clínico também deve voltar a se reunir.
“Esperamos que o consórcio nos pague todo o atrasado, pois o Estado tem outras dívidas com o consórcio, que assumiu uma série de serviços da saúde”, disse Turra. Mesmo com o “sinal” do Estado, a partir desta sexta-feira só irão funcionar os serviços emergenciais, urgentes e a UTI adulto e neonatal. “Eles não cumpriram com as exigências, demos o prazo para que o dinheiro caísse na conta na sexta-feira, e não na conta do consórcio. E o que foi decidido em assembleia é soberano”.
No total, o Hospital Regional de Sorriso atende o município e mais 15 cidades. Por dia são realizados cerca de 44 atendimentos ambulatoriais, 132 no pronto socorro e 20 internações por dia.