A Coordenação de Gestão do Fogo em Mato Grosso informou hoje, que Sorriso foi a única cidade do Estado a formar uma brigada e a mantê-la atuando lado a lado com o Corpo de Bombeiros durante todo o período proibitivo das queimadas, esse ano. Ao todo 10 brigadistas trabalharam em conjunto com os bombeiros e, como hoje terminou o período proibitivo, receberam homenagem pela atuação durante esses 4 meses.
De acordo com o subcomandante da 10ª Cia de Bombeiros, tenente Josiel Borges, essa iniciativa da prefeitura foi fundamental para o combate e o controle às queimadas e incêndios na zona urbana e rural do município. O período proibitivo iniciou no dia 8 de julho, e como a estiagem foi muito forte, o prazo foi prorrogado por duas vezes.
Dados do Instituro Naciona de Pesquisa Espacial (Inpe) apontam que esse ano os incêndios florestais aumentaram 631%, se comparado ao mesmo período de 2009. De 1º de janeiro e 28 de setembro, foram registrados 211.946 focos de calor no Estado, sendo que em 2009, foram 28.991 focos.