A Secretaria municipal de Transportes está finalizando o trabalho de recuperação das estradas na zona rural. O objetivo é melhorar as condições de trafegabilidade das vias para a próxima safra. “70% dos trechos críticos ainda estão por fazer, vamos colocar cascalho em vários trechos. Como o Estado e governo federal não colaborou (financeiramente) ainda, estamos fazendo as estradas municipais e a partir disso vamos ver o que faremos depois”, disse o secretário Romélio Gardin.
A expectativa é de que até agosto, cerca de 200 quilômetros de estradas rurais sejam recuperados. “Vamos tentar recuperar estradas em piores situações, que dá em torno de 200 quilômetros, mas a malha viária tem entre 2,4 mil e 2,6 mil quilômetros e toda ela teremos que arrumar, de uma forma ou de outra”, explicou o secretário.
Gardin disse ainda que os principais trechos já foram recuperados, mas ainda há muito o que restaurar antes de começar o período chuvoso. “Temos muito o que fazer na região do Barreiro, Tropical, Navegantes e Vale do Verde, juntamente com Morocó, que são os pontos mais críticos afetados pelas chuvas deste ano”.
Nos últimos três meses, os trabalhos foram realizados em vários pontos, com a recuperação das Travessas Barreiro, Clementino Pressi e Gentil Possa, e das Linhas Zanatta e Navegantes. As equipes da Secretaria também fizeram o cascalhamento de mais 50 quilômetros de estradas. Além de permitir a boa trafegabilidade das estradas, a preocupação é também garantir o escoamento das águas no período chuvoso. Para tanto, só neste período foram instalados oito bueiros, sendo um na Chácara São Benedito, três na Travessa Barreiro, dois na Linha Zanatta e um na Travessa Tropical. Esta travessa também foi recuperada.