PUBLICIDADE

Sorriso espera encerramento de convênios para homologar abertura do aeroporto

PUBLICIDADE

A prefeitura está aguardando o encerramento das obras de construção do terminal de passageiros e adequações da pista de pouso, feitos por meio de convênios com a Caixa Econômica Federal e governo estadual, para pedir a homologação e abertura do aeroporto municipal à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A informação foi confirmada, ao Só Notícias, pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Rafael Reis, que informou que a previsão é “inaugurar o aeroporto até maio”.

O gestor citou que as obras estão sendo finalizadas para que os trâmites burocráticos com a agência sejam iniciados. “Do convênio com a Caixa, só faltam algumas modificações na parte interna do terminal, como o corrimão e algumas pinturas, além da adequação dos banheiros. Do convênio com o Estado, ainda estão sendo feitas a compactação das cabeceiras (área de cimento que permite a aviões de grande peso fazer a curva para alinhar-se com a reta de decolagem) e a iluminação do ‘taxyway’ (passagens que permitem que a aeronave saia da pista de pouso e decolagem em uma velocidade elevada, permitindo a outro avião pousar em curto espaço de tempo)”, afirmou.

De acordo com Reis, depois de encerradas as obras, será pedido à Anac, a classificação do aeroporto em uma categoria que permita o pouso e a decolagem de aeronaves com até 47 passageiros. “Em breve, estará tudo certo para entrar em funcionamento. Depois disso vamos buscar realizar mais adequações para que sejam permitidos aviões com até 130 passageiros”, afirmou.

Algumas empresas estariam interessadas em abrir linhas no município, segundo o secretario. “Não temos nada concreto ainda, mas recebemos, por exemplo, uma carta de intenções de uma empresa que manifestou interesse em atuar em Sorriso”, explicou Rafael, afirmando ainda que o Executivo tem pensado um pouco mais à frente. “Fizemos permuta em uma área de 40 hectares ao redor do terreno do aeroporto e a intenção agora é ampliar a capacidade ainda mais”.

Apesar de não apontar uma estimativa, Rafael afirmou que a expectativa é que, com a operação do aeroporto, sejam gerados vários empregos e indiretos. “Com certeza vai precisar de uma boa equipe. Haverá estação de meteorologia e isso demanda funcionários também”, afirmou.

O aeroporto, que começou a ser construído em 2007, ainda deve receber mais R$ 10 milhões de investimentos, por meio de convênio entre prefeitura e governo estadual, e a assinatura formalizando o repasse deve acontecer nos próximos dias. Recentemente, um vendaval danificou parte da cobertura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE