A realização de um concurso, que deve ocorrer ainda este ano, ampliará o número de defensores públicos em Mato Grosso e Sorriso deve receber um para atender ações judiciais de pessoas carentes. De acordo com a defensora e coordenadora do núcleo de Sorriso, Luciana Decesaro Galeazzi, a vinda do terceiro defensor agilizará o trabalho que vem sendo desenvolvido por ela e o defensor Fábio Santana.
A comarca de Sorriso possui hoje 14 mil processos em andamento divididos nas 6 varas. São 6 juízes, 3 promotores e 2 defensores que atuam nestes processos. Segundo Luciana, o número de defensores em Sorriso não é suficiente para a demanda. Ela explica que, semanalmente, 3 dias são destinados as audiências no fórum, os outros dois para atendimento ao público e, mesmo assim, se houver necessidade de uma audiência nos dias de atendimento, o cidadão precisará aguardar um próximo agendamento. Os dois defensores atuam nas áreas cível, criminal e familiar que é o carro chefe dos atendimentos.
Mato Grosso conta com 117 defensores, trabalhando em 67 comarcas. No entanto, o total mostra-se insuficiente quando levado em conta toda a demanda gerada. Estima-se que é necessária a inclusão de mais 43 advogados no quadro estadual, totalizando 160.