O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condess) de Sorriso decidiu, por unanimidade, aprovar a instalação de lombadas eletrônicas no perímetro urbano. O próximo passo é definir os pontos estratégicos para a instalar os aparelhos. A princípio, seguindo o parecer, devem funcionar em caráter de teste, em quatro pontos. Após este período e, em se comprovando a eficiência dos equipamentos entra em operação.
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal Leonardo Ramos, que também integra o Condess e presidiu a comissão de análise avalia que, no mínimo, são necessários 90 dias para subsidiar a análise. “Nossa delegacia já administra quatro equipamentos como estes e a experiência é positiva, visto que as lombadas eletrônicas instaladas no perímetro urbano da BR-163 em Sorriso são responsáveis pela não ocorrência de muitos acidentes”.
O Condess é formado por 30 membros efetivos da sociedade civil, representantes de classe, do executivo, legislativo e judiciário. O tema está sendo analisado no conselho desde o início de agosto, após reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) em que foi dado o ‘start’ para um processo mais amplo de avaliação do pregão 33. À época, a licitação, que tinha por objetivo a instalação destes redutores de velocidade nos pontos mais críticos da cidade, acabou causando repercussão negativa junto à opinião pública e foi temporariamente suspensa.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), Sávio Júnior Zaniolo, é favorável ao projeto-piloto. “É preciso cuidar da vida das pessoas, assim como dos recursos públicos”. Como homem dos números, contador por profissão, o representante da classe empresarial de Sorriso sabe bem que, além de evitar mortes, as lombadas podem também evitar gastos por internações, cirurgias e atendimentos em vítimas de acidentes.
O major PM Inácio Moraes, igualmente integrante do Condess, analisou que “foi um trabalho muito produtivo, pudemos discutir a fundo todos os elementos apresentados, que subsidiam o argumento para a instalação das lombadas”, explicou.
A informação é da assessoria da prefeitura.