quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: começa coleta de lixo reciclável no comércio

PUBLICIDADE

A partir de hoje, todas as terças e sextas-feiras um caminhão fará, das 18 às 23 horas, coleta de material reciclável do comércio. A coleta seletiva solidária é resultado de estudos feitos pela Comissão Técnica para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos – CTGRS – de Sorriso, visando minimizar o volume de resíduos e aumentar a vida útil do depósito de resíduos secos e entulhos. “O nosso objetivo é buscar todas as formas possíveis e legais para o melhor recolhimento, armazenamento e destinação dos resíduos sólidos gerados em Sorriso. Com a coleta seletiva inicialmente implantada para o comércio e empresas economizamos muitos recursos, aumentamos a vida útil do aterro sanitário e geramos trabalho e renda para a Coopermars”, afirma o secretário de Governo, Ari Lafin.

A coleta está sendo feita com caminhões da Prefeitura, e a mão-de-obra é toda da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Sorriso – Coopermars. A presidente da CTGRS, Fabiana Leite, explica que o ideal é que apenas os resíduos orgânicos sejam coletados pelos caminhões compactadores, pois os resíduos recicláveis comprometem a coleta rotineira sendo que podem ser destinados à cooperativa e gerar renda.

“Pedimos para que os comerciantes coloquem todos os materiais recicláveis em um saco ou caixa para que os catadores possam coletar. O caminhão passará sempre duas vezes por semana a partir das 18 horas. Contamos com a colaboração de todos”, frisa Fabiana. Para evitar mau cheiro e presença de insetos, os frascos, garrafas, vidros e embalagens devem ser lavados. Serão recolhidos papel, metal, plástico e vidro. “Alguns materiais não podem ser coletados pela cooperativa, como por exemplo, baterias, espelhos, ampolas de remédios, porcelanas, entre outros”, destaca Fabiana.

Inicialmente, o caminhão percorrerá as principais avenidas da região Tancredo Neves, Natalino João Brescansin, Blumenau, Porto Alegre e Curitiba, as perimetrais Noroeste e Sudeste, e as principais avenidas da grande São Domingos: São Francisco de Assis e Tangará, sempre nas terças e sextas-feiras.

 

 

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE