Os carnês do Importo Predial e Territorial Urbano (IPTU) serão entregues aos contribuintes a partir da próxima semana. "Este ano firmamos uma parceria com os Correios e quem tem endereço próprio vai receber o carnê em sua residência”, afirmou o diretor de Tributação, Ramá Algayer Barrella. Já os donos de imóveis, como terrenos sem construção, devem retirar a guia de pagamento no Setor de Tributação da prefeitura.
Anteriormente, o prefeito Dilceu Rossato afirmou que a previsão era arrecadar aproximadamente R$ 6 milhões com o imposto. Os contribuintes tem até dia 11 de junho para efetuar o pagamento em cota única com 20% de desconto. Quem optar por este tipo de pagamento irá concorrer a dois carros e três motos novas. Outra forma de pagamento é parcelar o valor em até seis vezes sem desconto.
Este ano o imposto está mais caro em alguns bairros, como a região central. Os vereadores aprovaram, no início do ano, o projeto de Lei propondo a reforma tributária e autorizando o aumento de vários impostos, entre eles o IPTU. "Apesar de alguns contribuintes ficarem surpresos com o aumento, esse novo calculo é mais justo socialmente falando. Há casos que nem haverá aumento", explicou Ramá.
No entanto, há casos em que o reajuste poderá ser superior a 100%. "Nosso cálculo é com base nos dados que temos na prefeitura. São dados atualizados, através de um servidor que fiscaliza e altera, caso necessário, os dados de área construída".