Equipes do Corpo de Bombeiros em Sorriso foram mobilizadas para a retirada segura de enxame de abelhas, em uma propriedade rural, ao serem registrados ataques envolvendo moradores nas imediações. O caso foi comunicado este fim de semana. De acordo com os militares, ainda foi verificada a morte de animais devido à quantidade excessiva de picadas.
As guarnições, com o apoio de profissional em apicultura, realizaram a contenção e acondicionamento dos insetos num recipiente próprio. Posteriormente, foi feito o encaminhamento até o habitat adequado, onde realizaram a soltura.
O sargento dos bombeiros, Aprígio Raimundo Sousa, detalhou sobre o comportamento agressivo do enxame. “Nesse período, esses insetos podem ficar mais agressivos e atacar se sentir algum tipo de ameaça, o que pode ser perigoso para pequenos animais e pessoas que possuem algum tipo de alergia. Por esse motivo, é aconselhável evitar aproximação”, “e acionar o Corpo de Bombeiros”, concluiu Sousa.
Segundo dados da secretaria estadual de Saúde, o quadro de intoxicação pela picada varia pela quantidade do veneno aplicado e sensibilidade em relação à reação alérgica. No caso de poucas, o quadro clínico pode variar de uma inflamação local até uma forte reação alérgica (choque anafilático). Em situações de múltiplas picadas, pode ocorrer uma manifestação tóxica mais grave e, às vezes, fatal. Recomenda-se lavar a área delicadamente com água e sabão, fazer a retirada dos ferrões e a utilização de compressas frias, além do uso de analgésicos em casos de recomendação médica.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.