Os moradores do bairro Jardim América estão sem água nas torneiras. A concessionária informou que o problema foi originado devido à necessidade de manutenção na rede de distribuição. A previsão é que o abastecimento seja gradativamente normalizado, a partir das 13h, mas a empresa recomenda que a população economize água, mantendo as reservas domiciliares das caixas d’água para uso somente em atividades essenciais do dia a dia.
Problemas no abastecimento de água tem atingido vários municípios do Estado, como Alta Floresta e Peixoto de Azevedo. Com a atual degradação dos rios e a ocupação descontrolada do solo, segundo especialistas, Mato Grosso pode passar por uma crise de falta de água semelhante à que ocorre em São Paulo em menos de dez anos. Sem ações mais efetivas de recuperação das bacias hidrográficas e de recuperação das nascentes, alguns municípios já enfrentam racionamento de água desde de 2013.
Composto por três bacias hidrográficas, Mato Grosso está em uma situação de aparente abundância de recursos hídricos, porém, as ações humanas próximo aos rios de desmatamento, Impermeabilização do solo, além do despejo de resíduos sólidos sem nenhum tratamento no rio, trazem problemas.