Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de Lei estabelecendo multa e sanções administrativas a serem aplicadas para quem praticar maus-tratos a animais. O texto aprovado prevê infrações administrativas e multa gradativa, variando de R$ 200 a R$ 200 mil, de acordo com a gravidade. Os valores arrecadados serão destinados ao Abrigo Municipal de Cães e Gatos.
De autoria do Poder Executivo, a matéria foi sugerida pelo presidente do Poder Legislativo sorrisense, vereador Fabio Gavasso (PPS). O modelo de texto foi produzido pela veterinária Gisele Schevinski, responsável pelo projeto de criação do abrigo municipal.
O parlamentar, que é um dos defensores da criação do abrigo, comemorou a aprovação do projeto. “Com a aplicação de penalidades para os infratores, estaremos diminuindo a incidência de maus tratos e de abandono em nossa cidade”.
O presidente disse ainda que espera, com a implantação da lei municipal, uma maior conscientização das pessoas e das lojas que comercializam animais domésticos. “Não queremos a punição das pessoas, mas sim, que elas entendam que animal sofre, sente dor e deve ser tratado com respeito”.