Dalmir dos Anjos Carvalho, 26 anos, será o primeiro réu a ir a júri popular, neste ano, em Sorriso. Ele, que está aguardando a audiência preso, responde a acusação de ter assassinado Kauffmann Mendes da Silva, em dezembro de 2010. O crime ocorreu em uma lanchonete no bairro São Mateus, porém, a vítima morreu no hospital.
O motivo é destacado no processo como fútil. No entanto, em depoimento ao juízo, ano passado, o réu apontou que recebia ameaças da vítima e por isso começou a andar armado. No dia do crime, teria ido até o bar para conversar com o homem, mas que “quando lá chegou ela [a vítima] fez menção que ia sacar uma arma e por tal razão atirou nela”, destaca o documento. Após os tiros, fugiu de moto. Na ocasião, o réu disse que a vítima teria distraído a família dele, porém que estava arrependido.
Na pauta, há ainda outros sete processos inclusos. Em 16 de fevereiro, Eliomar Deitos deverá sentar no banco dos réus para responder as acusações sobre a morte de Valdecir Batista Miranda, ocorrida em 2007. O réu, conhecido como Alemão, é acusado de aplicar golpes de seguro. Ele também aguarda preso, já que foi condenado a 15 anos pela execução de Ademir Hoffmann, em janeiro de 2007.
No dia 25 de maio, está previsto o júri de Edna Almeida de Lima. Já no dia 15 de junho, Carlos Alves, 30 anos, será julgado pela morte de Sebastião Elias Batista Rodrigues, em novembro de 2004, em uma fazenda. Na ocasião, a vítima foi assassinada com golpes de arma branca.
Na relação há, ainda, júri de Clarice Ane Bastos da Silva, em 27 de junho; de Lindomar Gouveia de Araújo, no dia 20 de julho; de Roque Adão Petri e Leonice Teresinha Petri, no dia 15 de agosto e, de Manoel Messias Ribeiro da Costa, no dia 10 de outubro.
As audiências estão programadas para começar às 8h30, no plenário do Fórum, com condução da magistrada Débora Roberta Pain Caldas. Outros júris poderão ser marcados no decorrer do ano.