As comemorações pela passagem da Tocha Olímpica tiveram, esta manhã, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG) marcada por uma solenidade militar. Nove pelotões compuseram a tropa – Academia de Polícia Militar Costa Verde, Rotam, Bope, Ambiental, Força Tática, Colégio Tiradentes, Rede Cidadã, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil – que junto do público civil aguardaram pela chegada do símbolo olímpico.
A Tocha chegou no helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Cioaper), sendo trazida pelo 1º sargento PM Adenilson Lopes, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e entregue ao subtenente Jota Soares, o policial mais antigo em atividade, com 34 anos de serviços prestados à sociedade.
Após a chegada aérea, a Tocha foi conduzida até a guarda do QCG, onde foi acesa e iniciado o trajeto passando por avenidas da capital até a Arena Pantanal, onde haverá apresentações culturais.
A chegada da Tocha deixou o público eufórico, realizando registros fotográficos com seus celulares. A estudante Luiza Soares, de 13 anos, garantiu a selfie. “Eu fiz questão de participar, porque acho que é um momento histórico”, disse a adolescente.
O subtenente Jota Soares enfatizou que lembrará desse momento por toda sua vida. “Foi uma honra para mim. Foi um momento único e que poderei contar com muita alegria a todos meus amigos e familiares”.
Estiveram presentes na solenidade autoridades militares e civis do Estado e da Prefeitura de Cuiabá. Conforme o secretário de Segurança Público Rogers Jarbas, o evento foi mais uma oportunidade de mostrar a capacidade técnica em planejamento operacional das instituições.
Para o comandante geral da PM, coronel Gley Alves, foi um momento ímpar para instituição. “Foi uma honra participar desse ato, em que o símbolo maior desse evento mundial esteve presente em nossa instituição”, falou Alves, destacando todo o planejamento prévio realizado pelas instituições que compõem a segurança pública do estado.