A Secretaria de Estado das Cidades, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, auxiliou seis municípios a decretarem situação de emergência por estiagem no início de julho. A falta de chuva nessas regiões tem causado prejuízos aos produtores rurais e também à população local.
O decreto de situação de emergência foi emitido pelos municípios de Querência, Água Boa, Canarana, Novo São Joaquim, Guiratinga e Cláudia. Com isso, a equipe da Coordenadoria de Resposta e Reconstrução da Defesa Civil levanta in loco as perdas, avaliando se atingem os índices para o decreto.
As equipes ainda ajudam os municípios nos processos de captação de recursos e auxílio humanitário junto ao Estado e Governo Federal. “Estamos em busca da complementação de relatórios e laudos técnicos a serem encaminhados aos órgãos de defesa estadual e nacional, a partir da decretação de situação de emergência do executivo municipal”, explica o coordenador do trabalho, Benedito de Araújo Gomes.
Outras regiões também passam pelo sofrimento da seca, mas ainda não fizeram a solicitação para intervenção da Defesa Civil Estadual. Entretanto, a equipe segue percorrendo algumas regiões que sofrem com a estiagem.
A Defesa Civil orienta aos municípios que no caso de situações de emergência, encaminhem um ofício solicitando a visita dos técnicos para auxiliar na decretação de emergência e demais processos necessários. O decreto de situação de emergência é emitido pelo executivo do município, homologado pelo Governo do Estado e tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90.
Cerca de 20 municípios receberam este ano a visita da equipe da Secid devido à situação precária ocasionada pelas chuvas intensas e estiagem.